O CEO e fundador do Grupo XP, Guilherme Benchimol, foi o convidado da terceira edição do Beacon Teen Talks, bate-papo que integra a iniciativa de lives Beacon Talks, porém focado nos adolescentes.
No encontro virtual, Benchimol contou sobre sua trajetória, como superou os desafios de empreender, quais competências acredita serem essenciais para o profissional do futuro, a importância de conhecer a cultura organizacional de uma empresa e meritocracia.
O bate-papo também abordou a importância da solidariedade e do capitalismo consciente no momento que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus. Para o convidado, o conceito de capitalismo consciente é ter um propósito, além de ser bem-sucedido e ganhar dinheiro. “É perceber como podemos fazer mais e impactar na sociedade beneficamente de alguma forma, e é essa vontade de contribuir que formará empresas e profissionais cada vez mais qualificados no futuro.”
Na conversa com a diretora Maria Eduarda Sawaya, o criador da XP respondeu a perguntas dos espectadores e explicou como família, a escola e o esporte influenciam o jovem a ser resiliente e solidário. Falou ainda porque considera fundamental que pais comecem a formar nos filhos desde pequenos a importância de conquistar algo por esforço próprio, o valor do dinheiro e a frustração.
Formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a história de superação e empreendedorismo de Benchimol é referência para muitos. Quando tinha apenas 24 anos, foi demitido da corretora em que trabalhava, e buscando independência financeira, usou as suas economias e fundou com um amigo, a XP Investimentos, atualmente considerada uma das corretoras mais importantes do país.
Para ele, espírito empreendedor é ser protagonista da sua própria vida, acreditar em si mesmo e ter coragem. “Na XP nossa cultura organizacional é formada pelo tripé: sonho grande, mente aberta e espírito empreendedor.”
Sobre empreendedorismo ser algo que se aprende, Benchimol disse que as escolas devem explorar cada vez mais esse tema. Também ressaltou a importância que o esporte teve em sua vida, já que a prática ensina determinação, aprender com os erros e dar valor a nossas conquistas.
Como conselho para os jovens que vão entrar no mercado de trabalho, Benchimol é categórico: “tem de ter raça e querer aprender cada vez mais e correr atrás do que quer”. Outro fator que ele considera fundamental é saber matemática, pois é ela que ajuda a mensurar os riscos de qualquer ação que tomamos.
Além disso, ter identificação com a cultura organizacional da empresa em que trabalha é essencial para ser feliz em seu emprego. Se a cultura de uma organização não condiz com os valores e com quem é o indivíduo, a frustração é certa.
Para finalizar, o executivo falou sobre a complexidade de abordar a meritocracia e seus conceitos, mas que o jovem deve entender sobre frustração e como ela faz parte da vida. E volta a afirmar que o sucesso só vem se dermos nosso melhor sempre.
“Se você se torna empreendedor sem aprender a inspirar as pessoas, você não chega em lugar nenhum”, complementa Benchimol.
Você pode acompanhar aqui o vídeo da live na íntegra.
19.08.2024
Inscrições abertas – BMUN III Edition
Estão abertas as inscrições para o Beacon Model United Nations! O evento, que está em sua te [ ... ]
14.08.2024
Inscrições abertas para o Programa Beija-Flor 2025
O Programa Beija-Flor 2025 atenderá crianças da rede pública de ensino nascidas entre 01/04/ [ ... ]
07.08.2024
Beacon Community in Action”: entenda o seu papel, a sua importância e suas realizações
Grupo de pais e mães voluntários atua em diferentes áreas, como cultura, sustentabilidade e [ ... ]