Por Bruna Cronfli e Matheus Alves
A partir do Ensino Fundamental II, os alunos da Beacon têm o direito de escolher, dentre uma gama de opções, uma disciplina eletiva que é curricular. Uma delas, este ano, é “Inteligência Artificial”.
O início dos estudos foi pautado em um processo de letramento de codificação e programação. Após aprenderem a programar, eles passaram por várias etapas até atingirem um nível em que conseguissem desenvolver algo de forma autônoma. Os alunos já aprenderam a criar comandos, compreender sobre o funcionamento interno de um computador, como os dados são processados, o que é uma variável do sistema e como é possível manipulá-lo.
O professor instigou a curiosidade dos alunos partindo de questionamentos disparadores de suas pesquisas sobre a manipulação de dados: “Para onde e de que modo a informação é enviada? Como ela pode ser devolvida? O que é preciso fazer para que essa informação seja processada?”. A partir desse aprendizado, ao tentar entender qual a utilidade do estudo sobre fluxo de dados, os alunos questionaram se era possível programar um tradutor e, assim, foi concebida a ideia de programar o Beacon Translator.
O método de criação do tradutor foi o uso de uma biblioteca, nomeada de API no campo da computação, e usá-la como um Web Service, ou seja, o usuário digita a informação no aplicativo criado e devolve a informação para ser lida. Cada um dos 15 alunos do grupo, que inclui 8º, 9º e 10º ano (Y8, Y9 e Y10) fez seu próprio tradutor como desafio, trabalhando de forma síncrona online. A partir das pesquisas que realizaram juntos, encontraram a API que queriam, chamada Yandex API Translate.
O objetivo da criação desse app é promover o pensamento computacional e formar programadores que entendam a lógica da programação. Além disso, almejam aprender os conceitos básicos e suas funções: o que é uma variável, o que acontece ao alterar o valor dessa variável, o que é uma procedure, um evento de repetição e uma variável de controle.
A disciplina Inteligência Artificial é de grande relevância, pois não só fornece importante conhecimento na área de ciências da computação, mas também auxilia no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Ao conhecer esses conceitos, os alunos adquirem habilidades que podem ser utilizadas para executar tarefas do dia-a-dia, estimulando os jovens a vislumbrar diversos caminhos para solucionar um mesmo problema.
19.08.2024
Inscrições abertas – BMUN III Edition
Estão abertas as inscrições para o Beacon Model United Nations! O evento, que está em sua te [ ... ]
14.08.2024
Inscrições abertas para o Programa Beija-Flor 2025
O Programa Beija-Flor 2025 atenderá crianças da rede pública de ensino nascidas entre 01/04/ [ ... ]
07.08.2024
Beacon Community in Action”: entenda o seu papel, a sua importância e suas realizações
Grupo de pais e mães voluntários atua em diferentes áreas, como cultura, sustentabilidade e [ ... ]