Beacon apoia ação social de incentivo a leitura

Por Bruna Cronfli

A Beacon apoia o projeto “Fazendo Minha História”, via Lei Rouanet, um programa de mediação de leitura, composto por seminários, supervisões e acompanhamento, que prepara educadores e voluntários para trabalhar com crianças e adolescentes que moram em abrigos.

O projeto é uma das ações do “Instituto Fazendo História” que, desde 2005, colabora com o desenvolvimento emocional, social e intelectual de crianças e adolescentes separados de suas famílias. A organização atua pela defesa e garantia de direitos de cerca de 40 mil carentes que vivem em instituições de acolhimento. O trabalho é realizado a fim de fortalecê-los para que se apropriem e transformem suas histórias para uma vida de oportunidades e potencialidades, interrompendo um ciclo de abandono e violência.  

Os objetivos do projeto “Fazendo Minha História” são: implementar 10 bibliotecas dentro de cada abrigo; formar 50 educadores e 100 voluntários como mediadores de leitura; desenvolver o prazer pela leitura em 200 crianças e adolescentes; auxiliar a construção de um livro de memórias de cada um com suas lembranças e histórias e; construir material que permita a replicação do projeto autonomamente.

Além deste projeto, o Instituto atua através de outros programas, oferecendo acolhimento excepcional e provisório de crianças em famílias voluntárias formadas e acompanhadas até o encaminhamento de volta à casa ou para uma família substituta. O trabalho consiste também em propiciar convivência familiar e comunitária por meio de voluntários no papel de padrinhos afetivos, além de capacitação de técnicos e gestores, de  psicoterapia individualizada gratuita e o desenvolvimento da autonomia dos jovens no processo de desligamento do serviço ao completarem 18 anos.

“Ao longo desses anos, mais de 16 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados pelos programas do IFH.  Foram mais de 1.500 serviços de acolhimento parceiros em todo o Brasil, cerca de 8 mil voluntários se dedicando a nossos programas, 9 mil profissionais formados e mais de 50 mil livros distribuídos aos serviços parceiros.”, conta Daniela Vasconcellos, voluntária do instituto.

Outras notícias

19.08.2024

Inscrições abertas – BMUN III Edition

Estão abertas as inscrições para o Beacon Model United Nations! O evento, que está em sua te [ ... ]

Leia mais

14.08.2024

Inscrições abertas para o Programa Beija-Flor 2025

O Programa Beija-Flor 2025 atenderá crianças da rede pública de ensino nascidas entre 01/04/ [ ... ]

Leia mais

07.08.2024

Beacon Community in Action”: entenda o seu papel, a sua importância e suas realizações

Grupo de pais e mães voluntários atua em diferentes áreas, como cultura, sustentabilidade e [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias