Por Lais Carvalho
Nesta edição do Café & Educação, os coordenadores dos programas da International Baccalaureate (IB) da escola explicaram sobre as similaridades e diferenças entre o Primary Years Programme (PYP), da Educação infantil até o 5º ano; o Middle Years Programme (MYP), do Ensino Fundamental II; e o Diploma Programme (DP), do Ensino Médio.
Com o objetivo de mostrar aos pais o percurso de um aluno IB no ambiente escolar, envolvendo suas conquistas e conexões e como criar um cidadão com mentalidade internacional, o encontro promoveu uma rica troca de experiências entre família e escola.
Os coordenadores ressaltaram sobre como a missão da Beacon está conectada à missão do IBO, visto que nascemos com o objetivo de ser uma escola que promovesse a formação de cidadãos do mundo perspicazes, sensíveis, questionadores e curiosos, além de valorizarem e entenderem conceitos como ética e diversidade.
Os primeiros aspectos levantados foram sobre as semelhanças entre os programas. Todos colocam o estudante no centro e têm a perspectiva do trabalho com o perfil do aluno, sendo alguns deles: cuidadosos, reflexivos, investigadores e comunicadores.
Há também grande similaridade no que se refere às abordagens de ensino e aprendizagem. Os professores são formados para planejar suas aulas e explicitar aos alunos qual a abordagem que está sendo avaliada, tais como: habilidades sociais, de pesquisa, de comunicação, de auto-regulação e de pensamento.
Enquanto o PYP é um programa totalmente transdisciplinar e que coloca os elementos do currículo e da BNCC como parte de cada Unidade de Investigação, o MYP contempla uma mistura entre os conceitos globais e as disciplinas. Já o DP traz não somente a possibilidade da escolha de disciplinas, mas também tem o coração do programa composto pelo TOK (theory of knowledge), EE (extended essay) e o CAS (creativity, activity and service).
Os palestrantes mostraram também como um tema específico pode ser trabalhado na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e nas aulas de diferentes disciplinas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, apresentando às famílias presentes uma perspectiva maior da dimensão do programa e de como o aluno se desenvolve.
Ao final, os coordenadores falaram brevemente sobre o ingresso em universidades no Brasil e no exterior e como o perfil do aluno IB é valorizado e fundamental nesse processo.
19.08.2024
Inscrições abertas – BMUN III Edition
Estão abertas as inscrições para o Beacon Model United Nations! O evento, que está em sua te [ ... ]
14.08.2024
Inscrições abertas para o Programa Beija-Flor 2025
O Programa Beija-Flor 2025 atenderá crianças da rede pública de ensino nascidas entre 01/04/ [ ... ]
07.08.2024
Beacon Community in Action”: entenda o seu papel, a sua importância e suas realizações
Grupo de pais e mães voluntários atua em diferentes áreas, como cultura, sustentabilidade e [ ... ]