Por Bruna Cronfli
Com o objetivo de reconhecer e valorizar o patrimônio cultural brasileiro, africano e afro-brasileiro, além de compreender sua presença na cultura nacional, os alunos do 1º ano (Y1) foram convidados a um Estudo do Meio ao Museu Afro Brasil.
A Unidade de Investigação “Our Roots, Our World” oportunizou aos estudantes pesquisas aprofundadas sobre a origem e a tradição de vários povos. Antes de partirem para a visita, foram questionados sobre o que supunham que encontrariam no museu. Usando o conhecimento prévio, discutiram entre pares e com os educadores e concluíram que viriam “quadros, pinturas e coisas antigas” e, assim, fizeram seus registros em um caderno de perguntas. Além disso, os alunos receberam imagens com pedaços de obras para procurá-las e localizá-las no tempo e espaço.
O acervo do museu inclui vários aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros relacionando-os a temas como religião, trabalho, arte, escravidão, entre outros. Dentre as obras, estão pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. Os alunos tiveram, então, um desafio durante a visita: encontrar alguma peça que reconhecessem ou que se relacionasse com a sua própria história ou a de seus antepassados.
O Estudo do Meio foi uma ótima oportunidade para as turmas pesquisarem e compreenderem a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
19.08.2024
Inscrições abertas – BMUN III Edition
Estão abertas as inscrições para o Beacon Model United Nations! O evento, que está em sua te [ ... ]
14.08.2024
Inscrições abertas para o Programa Beija-Flor 2025
O Programa Beija-Flor 2025 atenderá crianças da rede pública de ensino nascidas entre 01/04/ [ ... ]
07.08.2024
Beacon Community in Action”: entenda o seu papel, a sua importância e suas realizações
Grupo de pais e mães voluntários atua em diferentes áreas, como cultura, sustentabilidade e [ ... ]