Alunos do 8º ano desenvolvem pilhas caseiras nas aulas de Design Lab

Por Bruna Cronfli e Matheus Alves

Os alunos do 8º ano (Y8) vêm desenvolvendo diversas pesquisas sobre energia, principalmente energia elétrica. Como disparador para as discussões, assistiram a uma série de vídeos, chamados “Viagem na Eletricidade” – animações educativas francesas da década de 80. De forma lúdica, a série aborda conceitos básicos de eletricidade, com um  grande foco em pólos positivos e negativos. Este material foi o estopim para que os alunos começassem a levantar hipóteses sobre o assunto. Somando todo o conhecimento adquirido durante as aulas de Design Lab e as investigações relacionadas aos vídeos, surgiu a necessidade de visualizar de forma prática o funcionamento da eletricidade. Dessa maneira, os alunos decidiram que iriam construir pilhas caseiras.

Como parte do tema energia, várias vertentes foram exploradas, como: uso, produção, transformação e armazenamento de energia, fontes sujas/fósseis e limpas/renováveis/verdes, correntes, circuitos, tensão e o próprio conceito de energia.

Para a confecção da pilha, foi necessário um pólo positivo, que os alunos obtiveram descascando fios elétricos e utilizando o cobre. Para o pólo negativo, usaram zinco de pregos e parafusos; e por último, uma solução ácida, o vinagre. Com estes elementos, desenvolveram pilhas capazes de gerar 3 Volts, tensão elétrica suficiente para acender pequenas lâmpadas de LED.

Todo o projeto rendeu novos questionamentos e os alunos passaram a  investigar o uso e a produção de energia, as consequências do uso de combustíveis fósseis e possíveis alternativas para minimizar a agressão ao ambiente.

Unindo a produção das pilhas ao conceito de energia sustentável, as turmas discutiram se seria possível realizar o processo inverso, ou seja, ao invés de utilizar as pilhas (energia química) para produzir luz, por que não utilizar a luz solar para produzir baterias? O desafio agora é construir placas fotovoltaicas caseiras, que futuramente substituirão as pilhas utilizadas para movimentar os carrinhos elétricos criados pelos alunos do 7º ano (Y7).

O objetivo dos próximos passos é compreender o conceito de ligação em paralelo e série. Os alunos pretendem investigar ainda se há alguma forma da Beacon economizar mais energia e, com isso, entender o funcionamento de um circuito elétrico para quando avançarem para o 9º ano (Y9).

 

Outras notícias

19.08.2024

Inscrições abertas – BMUN III Edition

Estão abertas as inscrições para o Beacon Model United Nations! O evento, que está em sua te [ ... ]

Leia mais

14.08.2024

Inscrições abertas para o Programa Beija-Flor 2025

O Programa Beija-Flor 2025 atenderá crianças da rede pública de ensino nascidas entre 01/04/ [ ... ]

Leia mais

07.08.2024

Beacon Community in Action”: entenda o seu papel, a sua importância e suas realizações

Grupo de pais e mães voluntários atua em diferentes áreas, como cultura, sustentabilidade e [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias