Na primeira edição do “Theory of Knowledge Exhibition”, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio (Y11) compartilharam os resultados do processo de pesquisa e reflexão que desenvolveram durante a produção de seus “internal assessments” de TOK. Os alunos contaram com a orientação dos professores Marcus Salussi (professor de TOK), Karine Vairo (coordenadora do Ensino Médio), Felipe Pregnolatto (CAS Coordinator e co-teacher de TOK) e João Vitor Andrade (professor de Guidance e assistente de coordenação do Ensino Médio).
A partir da seleção de um “prompt”, os alunos escolheram três objetos para ilustrar seus argumentos relacionados ao tema escolhido. Usando muita criatividade, reflexão e pensamento crítico, os alunos montaram seus estandes e compartilharam suas ideias com os professores e alunos de 9º ano e 1º ano do Ensino Médio (Y9 e Y10).
De acordo com os educadores, o processo de desenvolvimento do projeto começou a ser realizado no início do ano letivo. “O trabalho teve duração de um semestre. Os alunos foram apresentados à exhibition na última aula do semestre e tiveram até o início de junho para desenvolvê-lo com a supervisão do professor”.
Os educadores também explicaram a relevância do projeto aos estudantes e como isso impacta em seu desenvolvimento. “Durante o processo de produção e apresentação da exposição, nossos alunos puderam aplicar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas até então no curso de TOK, como por exemplo discutir os limites do conhecimento, o papel das diferentes perspectivas na construção do pensamento crítico e criativo. Esses conceitos e habilidades são fundamentais para o sucesso no IB – DP, para a vida universitária e profissional.”, explicou Marcus Salussi.
Os alunos escolheram um “prompt” de uma lista dada pelo IB. Todos eles apresentavam temas relacionados à epistemologia do conhecimento. Segundo os professores, a maior dificuldade encontrada pelos alunos foi a escolha dos objetos a serem utilizados na exposição. “Explicar a escolha dos objetos e a relação deles com o prompt demandou muito raciocínio crítico e criativo de nossos alunos”, afirmou o educador.
O evento, que aconteceu no anfiteatro da Beacon, foi organizado pela assistente de coordenação do Ensino Médio, Débora Gatti. Durante a apresentação os alunos envolvidos explicaram seus projetos para outros estudantes e professores presentes.
19.08.2024
Inscrições abertas – BMUN III Edition
Estão abertas as inscrições para o Beacon Model United Nations! O evento, que está em sua te [ ... ]
14.08.2024
Inscrições abertas para o Programa Beija-Flor 2025
O Programa Beija-Flor 2025 atenderá crianças da rede pública de ensino nascidas entre 01/04/ [ ... ]
07.08.2024
Beacon Community in Action”: entenda o seu papel, a sua importância e suas realizações
Grupo de pais e mães voluntários atua em diferentes áreas, como cultura, sustentabilidade e [ ... ]